segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Atividade 2.6

“Planejando atividades com hipertexto”
Pequena Enciclopédia
Frutas do Cardápio Escolar _ Ficha Técnica


a) Objetivos da aprendizagem:
_ Selecionar e organizar informações relevantes utilizando a internet como suporte de pesquisa.
_ Reconhecer algumas convenções típicas do gênero.
_ Registrar informações sobre as frutas do cardápio no blog da turma.
_ Conhecer o gênero Entrevista.
_ Produzir textos técnicos – ficha técnica.
_ Realizar entrevista com a nutricionista da rede.
_ Aprender a produzir hipertextos.
_ Entender a importância do hipertexto no contexto escolar.
_ Ler gráficos e tabelas.
_ Explorar recursos básicos do editor de texto, como criação, formatação e classificação de tabelas.


b) Conteúdos:
_ Língua Portuguesa (Selecionar, organizar, produzir textos e registrar informações)
_ Matemática (Leitura de gráficos e tabelas, desafios).
_ Ciências (Alimentação e higiene)
_ Informática (Criação de hipertexto e pesquisas na internet)


c) Recorte temático:
_ Pequena Enciclopédia: Ficha técnica: Frutas do cardápio escolar.


d) Materiais:
_ Caixa surpresa
_ Livros
_ Computador
_ Gravador
_ Caderno, lápis e borracha.
_ Vídeos
_ Fichas técnicas e entrevistas
_ Frutas



e) Organização da turma:
No primeiro momento em círculo na sala de aula
No segundo momento, cada dupla com seu respectivo computador no laboratório de informática.


f) Consigna:
Hoje eu trouxe para vocês uma caixa surpresa, o que será que tem dentro dela? (dar algumas dicas, deixar que as crianças a manuseiem e relatem suas hipóteses, se por ventura ninguém descobrir, deverá ser informado) Pois é, são frutinhas, quem sabe por que escolhi essas frutas em específico para colocar nessa caixa? (ouvir as respostas) São as frutas do nosso cardápio! E como será que poderemos aprender um pouco mais sobre cada uma delas? (abrir a discussão) Como vocês podem perceber muitas são as fontes de pesquisa que poderemos utilizar, e assim vamos aprender de onde elas vêm como são plantadas e colhidas, porque foram essas as escolhidas... E para isso vamos juntos embarcar nessa saborosa viagem.


g) Desenvolvimento:
Após instigar os alunos a pensarem sobre o benefício das frutas, de onde elas vêm (quais os caminhos que percorrem até chegar à escola), como são preparadas, quais os benefícios para a saúde, se o nome dessas frutas são os mesmos em todas as regiões, para que à partir desta conversa se sintam mais vontade de descobrir sobre as frutas que são consumidas na escola. Informar que o produto final deverá resultar em fichas técnicas e mostrar à turma, alguns modelos para auxiliá-los no estudo desse gênero e produção das fichas técnicas da turma que ficarão na biblioteca da escola e dessa forma ajudar a outras crianças a descobrirem sobre o que pesquisamos e aprenderem um pouco mais sobre o sobre as frutas do nosso cardápio.
No laboratório de informática, propor aos alunos que busquem os sites previamente preparados pela professora e retirem informações que considerarem relevantes sobre as frutas.


h) ] Possíveis intervenções:
Enquanto os alunos falam sobre o que sabem sobre o assunto, fazer intervenções que contribuam para problematizar o que eles estão pensando, para que compreendam o que será feito criando situações que os desafiem e ao mesmo tempo desperte a vontade de realizar a pesquisa tendo por objetivo principal aprender com autonomia, buscando fontes de pesquisas mais rápidas e atualizadas.
Registrar as colocações da turma para subsidiar todo o processo de pesquisa.





i) Condições didáticas:
Selecionar os textos que serão utilizados nas situações de leitura.
Selecionar previamente sites que auxiliem na busca das informações pesquisadas.
Favorecer a realização de antecipações por parte dos alunos.
Apresentar o gênero ficha técnica e entrevista.

j) Avaliação:
No decorrer da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário